Sobre o Professor

Mini currículo:

FABRIZIO TESTI

PROFESSOR DE TÉCNICAS AVANÇADAS DE APRENDIZAGEM
PROFESSOR NATIVO DE LÍNGUA ITALIANA
CONSULTOR INTERNACIONAL

Mestre em Formação dos Adultos, RH e Consultoria para as Empresas na Universidade de Milão-Bicocca (Itália);
Graduado em Ciências da Educação e Processos Formativos para Adultos na mesma Universidade.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5084454747803016
LinkedIn: http://br.linkedin.com/in/fabriziotesti/pt


Artigo no Jornal Hoje Em Dia
Movido pela paixão da Itália para BH
10 março 2018 – por Cristiano Lopes – colunista, palestrante e professor universitário

 

Leia aqui:  Edição Impressa   Edição Online



OLYMPUS DIGITAL CAMERAMeu primeiro contato com as técnicas avançadas de aprendizagem foi em março de 2001, em Milão (Itália),

durante a participação em um curso realizado por uma empresa italiana que naquela época realizava cursos de formação e consultoria. Em 2003 já fazia parte desta mesma empresa como professor das técnicas. Ali trabalhei até o ano de 2006 e posteriormente iniciei os cursos de forma independente e também com a colaboração de outras organizações, associações culturais e empresas.

Já nos primeiros 5 anos como professor de técnicas de aprendizagem, realizei mais de 1.500 horas de aula, ensinando as técnicas para mais de 1.000 pessoas, entre 2003 e 2007, em diferentes cidades italianas.

Continuei a ensinar as técnicas, porém em meados de 2007 concentrei-me em outras especializações da profissão de formador. Aprofundei-me no âmbito da consultoria empresarial sobre a avaliação e o desenvolvimento de competências gerenciais. Coordenei uma escola técnica de formação empresarial e trabalhei também como projetista de percursos formativos financiados pela Comunidade Europeia.

A vontade de conhecer o mundo e procurar novas realidades me levaram a tentar uma experiência no exterior. Em 2013 consegui ganhar um concurso europeu para trabalhar no Brasil

como voluntário, educador e cooperante internacional. Eu participei das atividades educativas dos padres Josefinos do Murialdo (em Ibotirama – Bahia) e ajudei a ONG italiana que os financia nos projetos de intervenções de ajuda.

Em 2014 trabalhei como consultor comercial em uma empresa italiana que planeja abrir a produção no Brasil. Enquanto isso dei assistência a um consultor da FIEMG (Federação dos Industriais do Estado de Minas Gerais) nas atividades de consultoria internacional entre Europa e Brasil, conheci Belo Horizonte e aqui comecei também a ensinar as técnicas de aprendizagem.

Encontrei no Brasil muitas pessoas interessadas a potencializar as próprias habilidades mentais:

Estudantes do ensino médio, universitários, trabalhadores, funcionários, profissionais autônomos, gerentes de empresas, entre outros, interessados a melhorar as capacidades de aprendizagem, para melhorar os seus resultados e as suas vidas.

Cada pessoa procura imaginar e construir um projeto de vida e ao aprender formas mais eficientes de estudar permite criar tais projetos, colocando-se objetivos melhores e mais ambiciosos do que aqueles que seriam adquiridos com menores capacidades de aprendizagem.

Apliquei estas técnicas desde quando eu as conheci, continuando a desfrutar o maior potencial de aprendizagem que elas fornecem.

Consegui simultaneamente trabalhar e graduar nos dois níveis da universidade italiana: a graduação de primeiro nível (3 anos de estudo na educação dos adultos) e a especialização (2 anos sobre os recursos humanos e a consultoria empresarial).

As técnicas me ajudaram também na aprendizagem das línguas estrangeiras. Atualmente falo 5 línguas, italiano, inglês, francês, alemão e português. E as técnicas de memorização foram essenciais na aprendizagem das línguas alemã e portuguesa.

Agora o meu trabalho é ajudar as pessoas a melhorar, aprimorar a própria aprendizagem, aumentar a autoestima nas próprias capacidades e pôr-se objetivos melhores.

Se você quer ser o próximo participante aos meus cursos, entre em contato, ou clique aqui para aprofundamentos:

O curso Aprender+